Bananeiras está entre as cinco cidades Paraibanas reconhecidas pelo Ministério do Meio Ambiente em ações de gestão ambiental.

Bananeiras irá participar da premiação pelas ações de gestão ambiental, no Fórum Brasil de Gestão Ambiental, em 2019. O anúncio dos municípios indicados foi feito nesta quarta-feira (29), Na Paraíba apenas cinco (05) municípios  foram premiados e Bananeiras é uma delas

Entre os critérios de escolha, os municípios precisaram comprovar a existência do órgão municipal de Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Meio Ambiente; percentual de Cadastro Ambiental Rural (CAR); ações de educação ambiental; adoção de compras públicas sustentáveis, de planos municipais de saneamento, de resíduos sólidos e de biodiversidade; além de iniciativas voltadas para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O destaque de Bananeiras vem acompanhado de todas as ações e projetos que zelam pelo meio ambiente, dentre os quais podemos citar: A Semana Integrada do Meio Ambiente; Plantio de Mudas nas nascentes do Rio Bananeiras; Roda de Conversa sobre o Meio Ambiente nas Escolas; Plano de Resíduos sólidos; Elaboração do Plano de Saneamento Básico; Palestras com a Polícia Ambiental; Fórum de desenvolvimento sustentável; Educação Ambiental na Rota Cultural Caminhos do frio; Educação Patrimonial e um dos grandes destaques o projeto Limpeza em tempo Real, no qual foi a principal ação de Bananeiras.

O MMA busca apoiar a construção de municípios voltados à sustentabilidade socioambiental, propiciando a formação dos seus cidadãos para atuarem na melhoria da qualidade de vida e na busca de soluções para o enfrentamento dos problemas socioambientais locais.

Estes municípios indicados são reconhecidos pelo MMA como referência na gestão ambiental municipal e receberão apoio sistemáco desta Secretaria por meio do Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores (PNC), levando aperfeiçoamento das práticas que implementam metas e objetivos institucionais e promovem o fortalecimento do SISNAMA, caracterizando-os como municípios pólo e dando visibilidade aos mesmos.

Mais uma vez Bananeiras se destaca através de suas ações e bons projetos para o município, a gestão se alegra por mais uma conquista e reconhecimento do trabalho.

 

Conheça os municípios indicados: http://www.mma.gov.br/images/municipios-verdes.PNG

 

Ascom-PMB

 

COMPARTILHAR