Cajazeiras se prepara para abertura do Orçamento Participativo nesta sexta-feira.

Nos preparativos para o sétimo ano do Orçamento Participativo, a primeira localidade a receber as plenárias, Cajazeiras, se prepara para buscar novas melhorias para a região que tanto já foi beneficiada graças ao Orçamento.

Cajazeiras é uma das localidades de maior distância da sede Bananeiras e devido a isso, a locomoção para realização de consultas e medicamentos era um dos problemas da localidade. Segundo uma das moradoras do local, Waleska, os moradores tinham que se locomover ou ir até Belém – cidade mais próxima – para comprar medicamentos e que nem sempre os recursos financeiros permitiam essa locomoção.

Com o Orçamento Participativo, os moradores conseguiram uma Unidade Básica de Saúde para a localidade, uma Farmácia Básica – que foi inaugurada na edição do Orçamento passado –, além de atendimento odontológico que é fornecido da Unidade de Saúde. Isso modificou a vida das famílias daquela localidade e das demais localidades vizinhas.

Graças a essa nova assistência na Saúde da região, ocorrem cerca de 200 dispensações de medicamentos por mês, 40 atendimentos médicos semanais, atendimento odontológico frequentemente e 38 exames clínicos, realizados pelo projeto Laboratório Sobre Rodas.

Cerca de 151 famílias são atendidas em Cajazeiras, segundo as agentes de saúde da Unidade Básica. São muitas famílias beneficiadas com esses atendimentos e que não precisam mais se locomover para serem atendidas ou medicadas. Uma economia que se faz visível no bolso de cada morador da região.

Além de melhorias para a saúde, as estradas de Cajazeiras também têm recebido melhorias, no último dia (09), ocorreu a recuperação das estradas vicinais da localidade, buscando melhorar a locomoção e o tráfego de veículos.

Neste último ano cerca de 70 agricultores foram beneficiados com o corte de terra, na região de Cajazeiras, Alagamar, Oiticica e Umari, fomentando o plantio e a agricultura da região.

Tudo isso ressalta a importância do Orçamento Participativo e da participação dos moradores nas plenárias, podendo apontar as necessidades e dizer aonde gostaria de ter investimento.

O Orçamento Participativo inicia nesta sexta-feira (20), a partir das 14h em frente à sede da Associação em Cajazeiras.

Participe, você participa, sua vida melhora.

Ascom – PMB

COMPARTILHAR