Atualizado em: 17 de abril de 2024 | 8:41h

Orçamento Participativo completa seis anos com plenárias e prestação de serviço e tem inicio nesta quinta-feira em Bananeiras.

O Município de Bananeiras se prepara para iniciar a partir desta quinta-feira (29) a sua sexta edição do Orçamento Participativo. Com a realização de sete plenárias, será iniciada na Chã do Lindolfo, a partir das 15h. O Orçamento Participativo é um instrumento democrático que visa ouvir a população e em conjunto com o poder público […]

25/11/2018 10h48 Atualizado há 3 anos atrás

O Orçamento Participativo é um instrumento democrático que visa ouvir a população e em conjunto com o poder público construir uma gestão mais democrática para a cidade.

A ação é uma forma de integração entre a população e a administração pública que considera o Orçamento um dos pontos mais significativos da atual gestão já que, pela primeira vez na história política administrativa do município, a população pode apontar as necessidades e dizer aonde gostaria de ter investimento. É realizada desde 2013 e no decorrer dos anos mais de 5 mil pessoas participaram das plenárias e puderam efetivamente opinar por melhorias nos setores envolvido.

Ainda dentro da programação será realizado o Projeto Prefeitura na Comunidade com a oferta dos serviços realizados pelos setores da gestão municipal. Essa é uma forma de levar a Prefeitura até as localidades aproximando a gestão da população.

Bananeiras,  segue desenvolvendo e crescendo com a participação popular, dentre as obras que foram conquistadas através de solicitação no Orçamento está; a construção do Ginásios esportivos, abastecimento de água,  a implantação de Escolas de Ensino Infantil, perfuração de poços artesianos; serviço de esgotamento sanitário, calçamentos e implantação das farmácias básicas distritais.

Esses investimentos demonstram a transparência da gestão que vem desempenhando um trabalho voltado para as necessidades da população em Bananeiras.

Para o prefeito Douglas Lucena a realização do Orçamento Participativo, esse instrumento tem uma grande representatividade democrática, pois permite que o cidadão debata e defina os destinos de uma cidade. Nele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do orçamento da prefeitura. Além disso, ele estimula o exercício da cidadania e o compromisso da população com o bem público, conclui Douglas.

Nas plenárias deste ano além de ouvir a população, serão apresentadas as ações realizadas pela Prefeitura, em decorrência dos pedidos dos cidadãos. A população vai poder comprovar que sua solicitação, está sendo atendida.

Abaixo, segue o calendário das plenárias:

• Dia 29 de Novembro – Chã do Lindolfo (EMEF Lindolfo Grilo), às 15h.
  • Dia 30 de Novembro – Tabuleiro (Ginásio de Esportes), às 15h.
  • Dia 01 de Dezembro – Cajazeiras (Sede da Associação), às 9h.
  • Dia 01 de Dezembro – Vila Maia (EMEF. Dionísio Maia), às 14h.
  • Dia 13 de Dezembro – Cidade Baixa (Espaço Cultural Oscar de Castro), às 19h.
  • Dia 14 de Dezembro – Roma (Ginásio de Esportes), às 15h.
  • Dia 15 de Dezembro – Cidade Alta (Centro do Idoso Yoyo Deco), às 15h.

Ascom-PMB