Prefeitura de Bananeiras realiza ações para prevenção ao câncer de mama.

A Prefeitura Municipal de Bananeiras através da Secretaria de Saúde estará realizando uma semana intensa de trabalhos dedicados ao Outubro Rosa e intensificando ações que possam ser usadas para a prevenção ao câncer de mama.

O mês de Outubro é conhecido mundialmente como Outubro Rosa, que intensifica o trabalho de prevenção ao câncer de mama, doença que atinge em média 156 mulheres por dia. Esse movimento surgiu na década de 90 nos Estados Unidos e foi ganhando adesão nos demais países, conscientizando as mulheres sobre a prevenção e a descoberta do diagnóstico precoce dessa doença devastadora.

Do dia 1° ao 31° de Outubro, se busca incentivar mulheres de 40 a 69 anos a fazerem os exames mamo gráficos para se prevenirem ou descobrirem a doença cedo e realizarem o tratamento.  Durante todo o mês são realizadas palestras, materiais de conscientização, consultas, exames de mama. Tudo que ajude na prevenção da doença.

Em Bananeiras, a campanha de conscientização acontece nas Unidades Básicas de Saúde tanto as da cidade como também na zona rural, levando palestras e exames para as mulheres atendidas no Programa Saúde da Família. Segue o cronograma das ações que começaram nesta segunda (22):

Tabuleiro

– Palestra conscientizada, seguida de lanche em conjunto.

Vila Maia

– Citológicos e exame de mama em livre demanda na semana das palestras.

– Palestras sobre o assunto, juntamente com orientações de dentistas para as mulheres da localidade. Sorteio de brindes e lanche.

Roma

– Estará ofertando exames citológicos e exames de toque de mama em livre demanda (sem agendamento), todas as terças e quintas do mês.

Gamelas

– 23/10 às 09:30 será realizada uma palestra sobre a importância do exame de mama e ensinando como realizar o autoexame. Mulheres que participarem do citológico nesse mês concorreram a brindes.

– 24/10 Acontecerá um chá da tarde às 15h, após a palestra com profissionais da área de saúde. Será feita entrega de brindes.

– Palestra Educativa junto de apresentação de vídeos sobre os direitos dos usuários do SUS. Autoexame das mamas e prevenção de câncer no colo do útero. Acontecerá um lanche em conjunto e sorteio de brindes para as mulheres presentes.

Cajazeiras

– 23/10 Café da manhã seguido de Palestra sobre o assunto e exames citológicos, demanda espontânea.

– Do dia 22 a 25/10, serão realizados exames citológicos e autoexame de mama em livre demanda. Juntamente de uma Palestra para conscientizar as mulheres sobre a doença.

– Dia 26/10 será o café da manhã com sorteios de brindes e manhã de beleza para as mulheres, além de entrega de panfletos com orientação.

Se proteger e ajudar na proteção do outro é um gesto não só de auxílio na saúde, mas de empatia pelo próximo. Fique ligado sobre a sua localidade e não deixe de se prevenir.

Ascom-PMB