Atualizado em: 24 de abril de 2024 | 22:45h

Secretária Maryjanne Macedo fala sobre Saúde e Assistência Social em Bananeiras

A Secretária de Saúde e Desenvolvimento Social do município de Bananeiras, Maryjanne Macedo, esteve nesta quinta-feira (12), concedendo entrevista aos radialistas Eraldo Luís e Júnior Campos na Rádio Integração. Na oportunidade, fez um balanço geral sobre as pastas de Saúde e Desenvolvimento Social, falando sobre os avanços de 2019, apesar de um período de crise […]

12/12/2019 11h26 Atualizado há 4 anos atrás

Na oportunidade, fez um balanço geral sobre as pastas de Saúde e Desenvolvimento Social, falando sobre os avanços de 2019, apesar de um período de crise financeira e ressaltou que, com mais de 20 mil atendimentos realizados em 2019, o Hospital Municipal Clóvis Bezerra Cavalcanti tem sido atuante na saúde da população.

A Secretária também falou sobre a Policlínica do município de Bananeiras com 14 especialidades médicas que, realizou cerca de 3.500 atendimentos até o mês de novembro. Além de 9 unidades de saúde com equipe completa disponibilizadas a população, com a oferta de saúde básica e bucal também no período noturno.

Até o momento, 40 mil exames laboratoriais realizados em 2019, após a descentralização dos serviços, através do projeto Laboratório sobre rodas. Ambulâncias, veículos, Nas Farmácias básicas, mais de 42 mil dispensações de medicamentos até o mês de outubro, um aumento de 33,22% quanto ao ano anterior.

Em entrevista, a Secretária de Saúde mencionou os novos desafios devido as modificações exigidas pelo Ministério da Saúde para 2020 sobre custeio e financiamento da atenção básica, além do projeto de novas especialidades no prédio da UPA.

A respeito da pasta de Desenvolvimento Social, Maryjanne parabenizou o Prefeito Douglas Lucena, por priorizar a assistência social e manter os serviços do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com recursos próprios, após a falta de repasses do Governo Federal.

Finalizando a entrevista, a Secretária pontuou as ações do Centro de Referência a Assistência Social (CRAS), que realizou 5000 atendimentos este ano, ofertando cursos para gestantes e beneficiárias do Programa Bolsa Família; o ACESSUAS que forneceu oficinas de qualificação ao trabalho, sempre pontuando uma das bases da gestão, a qualificação da população e o CREAS que realiza uma ação de extrema importância no município.

São diversas ações que priorizam um melhor atendimento e suporte para a população, descentralizando serviços, buscando oportunizar a todos e facilitar o acesso. Que em 2020 estejamos juntos, trabalhando ainda mais por Bananeiras, por uma sociedade mais justa e igualitária, disse a Secretária Maryjanne Macedo.

Ascom – PMB