Atualizado em: 28 de junho de 2024 | 16:45h

Bananeiras Sustentável: Arborização Urbana é tema da Audiência Pública do Meio Ambiente

Tornar a vegetação da cidade mais bem adaptada à convivência harmônica com a infraestrutura e os munícipes foi tema da Audiência Pública Municipal, dentro da Programação da Semana do Meio Ambiente. Estiveram presentes representantes do Poder Legislativo, das escolas municipais, lideranças religiosas, além da sociedade civil em geral. Na oportunidade, durante a conversa ambiental com […]

06/06/2024 20h41 Atualizado há 3 semanas atrás

Estiveram presentes representantes do Poder Legislativo, das escolas municipais, lideranças religiosas, além da sociedade civil em geral. Na oportunidade, durante a conversa ambiental com o Engenheiro Agrônomo, Anderson Fontes, abordamos a temática: A importância da arborização urbana.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Nicodemos Costa, a arborização e plantio de mudas é fundamental para que a cidade possa ser cada dia mais sustentável, para uma melhora no clima e na qualidade de vida da população a curto, médio e longo prazo.

Arborização Urbana

A arborização urbana é definida como a vegetação que compõe a paisagem urbana, seja em parques, praças ou em calçadas ao longo das ruas e avenidas. Contribui para a conservação da biodiversidade local e para a minimização da poluição atmosférica e sonora, auxilia no conforto térmico e, consequente, melhora a qualidade de vida da população.

“A presença de árvores nas áreas urbanas é muito importante para controlar mudanças climáticas, como os fenômenos da ilha de calor e da inversão térmica, que impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas. Além disso, as árvores ajudam a reduzir a temperatura, aumentam a umidade do ar, melhoram a qualidade do ar e, também, diminuem a poluição sonora”, explica Anderson Fontes, Engenheiro Agrônomo.