Atualizado em: 2 de julho de 2024 | 15:50h

Bananeiras passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

O Ministério do Turismo atualizou o novo “Mapa do Turismo Brasileiro” e a novidade é a inserção de Bananeiras, a partir deste ano, que passa a integrar a região do Brejo. Para ingressar no Mapa do Turismo nacional, a Prefeitura de Bananeiras firmou compromissos que incluem a destinação de recursos orçamentários ao setor. Além disso, […]

12/06/2024 21h18 Atualizado há 2 dias atrás

Para ingressar no Mapa do Turismo nacional, a Prefeitura de Bananeiras firmou compromissos que incluem a destinação de recursos orçamentários ao setor. Além disso, a Secretaria de Cultura e Turismo atuou propondo a criação do Conselho Municipal do Turismo, este que estar ativo e atuante, iniciativa inédita na história da cidade. A secretaria também se mobilizou no sentido de agilizar as documentações exigidas pelos entes a nível estadual e federal, dentre, a documentação cadastro ativo no Cadastur.

Paralelamente ao trabalho interno de organizar toda a documentação exigida pela União, a secretaria municipal participou de ações estaduais, como o Roteiro “Paraíbe-se”, promovido pelo Governo do Estado como forma de apresentar as belezas e riquezas de Bananeiras, Brasil a fora, e algumas feiras a exemplo da Expo Turismo Paraíba edições 2022 e 2023, e a (FEMPTUR) 2024, em Natal /RN.

“Na prática, isso significa acessar recursos federais do Ministério do Turismo, sobretudo para financiamento de projetos de infraestrutura, além de inúmeras políticas públicas voltadas para o setor. Também teremos a divulgação a nível nacional de nossas belezas naturais e riquezas culturais em eventos realizados pela EMBRATUR, além da presença em catálogos e roteiros elaborados por agências de viagem, levando o nome da cidade a todos os cantos do Brasil e até mesmo ao exterior”, explica a secretária de Cultura e Turismo, Karina Leon.

A inserção de Bananeiras no Mapa, a partir de 2024 reforça o compromisso da gestão municipal em fortalecer a economia local. Todos os atores dessa rede turística têm a ganhar com a entrada do município no Mapa Nacional. “Não medimos esforços para que esse fosse o resultado a ser obtido e queremos mostrar para todo o Brasil, que Bananeiras é encantadora e cheia de atrativos, capazes de tornar sua experiência única”, destacou o prefeito Matheus Bezerra.